CONCEITO ARTÍSTICO

 

Joana Vasconcelos transformou um típico cacilheiro desactivado em pavilhão flutuante e obra-de-arte total. No exterior do navio, da proa à popa, a artista aplicou um painel de azulejos de grande escala em azul e branco, pintado à mão e produzido pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, que reproduz uma vista contemporânea de Lisboa, da Torre do Bugio à Torre Vasco da Gama. A obra inspira-se no Grande Panorama de Lisboa, importante painel da azulejaria nacional (em exposição no Museu Nacional do Azulejo) que mostra uma das raras vistas de Lisboa, anteriores ao sismo de 1755.

 

 

No convés, a artista propõe um ambiente surreal e uterino que remete para um surpreendente fundo de mar. Trata-se de um complexo patchwork azul e branco, de têxtil e luz, que reveste o teto e as paredes, de onde crescem estranhos volumes orgânicos têxteis iluminados por milhares de LEDs. A instalação envolve os visitantes e sugere uma atmosfera próxima das narrativas de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Jules Verne, ou do episódio bíblico de Jonas e a Baleia.

 

 

O conceito artístico completa-se no tombadilho do Trafaria Praia, desenhado para exibir diferentes produtos icónicos portugueses, e também para receber concertos e conferências.

 

 

 

GALERIA

 

  

 

 
 
Visite outros websites do grupo Douro Azul
Acompanhe-nos no:FacebookTwitter