Missão

Desde a sua origem até aos dias de hoje, a DouroAzul tem como missão disponibilizar meios em Terra, Água e Ar capazes de exceder as expectativas do Cliente na descoberta do património.

 

Visão

Reforçar a liderança dos cruzeiros fluviais em Portugal e, em particular, no rio Douro.

 

Filosofia

A filosofia “value for money” está presente em todas as etapas inerentes ao relacionamento Cliente/DouroAzul.

 

Valores

Orientação para o Cliente, Honestidade, Espírito de Equipa, Profissionalismo, Rigor e Disciplina.

 

História

O percurso da DouroAzul reflecte um caminho percorrido com mais de 20 anos, demonstrando uma enorme capacidade na realização de cruzeiros no Rio Douro, possibilitando aos seus Clientes a descoberta de um Património único no Mundo.  
 

1993

 

Um jovem português, já na altura apelidado de “visionário”, com um forte sentido de empreendedorismo e de raízes bem nortenhas, respirando desde pequeno o cheiro do mar e do rio, aliando a sua paixão fluvial ao bem servir os seus clientes, Mário Ferreira cria a empresa Ferreira & Rayford Turismo, Lda., adquiriu para as águas durienses a sua primeira embarcação, o VistaDouro para 130 passageiros, presente com os mais modernos sistemas de navegação, com o objectivo de promover cruzeiros no Rio Douro e exploração do Património envolvente.


1996

 

 

Face ao êxito evidente e á crescente procura dos cruzeiros, Mário Ferreira, para corresponder às expectativas dos seus clientes adquire uma nova empresa, a DouroAzul – Sociedade Marítimo Turística, S.A., disponibilizando para o seu portfólio uma nova embarcação, o Princesa do Douro com capacidade para 170 passageiros.

Neste mesmo ano, desperta na empresa novas estratégias de abordagem ao mercado. Paralelamente a outras grandes decisões, Mário Ferreira mostra um interesse crescente na conquista de mercados internacionais, pois o Douro não é só Douro, também é Duero. Para tal, adquire uma nova embarcação, o primeiro Navio-Hotel, o AltoDouro, com capacidades para alojar 48 pessoas (24 cabines duplas), suscitando um interesse e curiosidade nunca antes visto, começando a realizar cruzeiros de uma semana. 

 

1997

 

É adquirido o Navio-Hotel, o Invicta, com capacidade de 80 passageiros (40 cabines duplas).

 

1998

 

 O Navio-Hotel Invicta integra a Expo 98 como hotel  flutuante

 

1999

 

Este ano foi um período de verdadeiro crescimento da empresa e da procura aos seus cruzeiros. Para fortalecer as suas estratégias na captação de mercados internacionais, o rio Douro fica então mais rico.  

2000

 

A DouroAzul com tradições bem vincadas e de raízes no rio Douro, toma de sua iniciativa em recordar velhos tempos de glória da região Duriense, trazendo para a sua frota uma embarcação típica do rio Douro, que tradicionalmente transportava as pipas do Vinho do Porto até Vila Nova de Gaia, onde o vinho era armazenado. Chega, então, o Cenários do Douro, uma réplica dos históricos Barcos Rabelos, com capacidade para transportar 80 passageiros.
 

Ainda nesse ano, a DouroAzul investe na aquisição de uma grande embarcação com capacidade para 360 passageiros a bordo, intitulada por DouroAzul.

Mário Ferreira, com uma visão de mercado bastante ampla, cria uma nova empresa, a Helitours, especializada em Turismo Aéreo que vem colmatar uma lacuna num mercado bastante exigente e, assim, alargar os seus serviços. A Helitours actua em diversas áreas de negócio, como o transporte de passageiros, o transporte de mercadorias urgentes, o transporte de emergência médica (transporte de doentes sem qualificação como o INEM), o aluguer turístico, realizando voos de helicóptero sobre o Porto e região do Douro, a observação e coordenação aérea, bem como a fotografia e filmagem aérea.
 

2002

 

Com a liderança do mercado na operação de cruzeiros no rio Douro, e sempre com a filosofia de investimento na qualidade dos serviços, a DouroAzul adquire uma outra embarcação, o Milénio, a sua mais moderna embarcação de cruzeiros diários, permitindo realizar cruzeiros com 250 passageiros a bordo do Navio.
 

2003

 

Dando continuidade às suas estratégias operacionais, e abrindo o leque dos seus negócios, a DouroAzul aposta no Turismo de Luxo de forma a captar novos públicos, interessados numa privacidade luxuosa e requintada, começando a viajar não só pelo rio Douro como por toda a costa portuguesa, adquirindo o Iate Enigma, com capacidade para 10 pessoas em diversas cabines duplas. 

 

2004

 

Para responder à procura e diversificação da oferta, a DouroAzul mandou construir de raiz dois novos Navios Hotel – o Douro Queen e o Algarve Cruiser – o primeiro para complementar a frota do rio Douro e o segundo para uma nova aventura: a exploração da costa Algarvia e dos rios Arade e Guadiana.  

 

2005

 

Marcou o início da operação dos novos Navio Hotel – Douro Queen e Algarve Cruiser. Ambos realizam cruzeiros com a duração de uma semana, à semelhança dos outros Navio Hotel, assim como serviços especiais de menor duração. 

 

2006

 

Deu-se início ao Douro Prestige, um novo tipo de serviço, no qual a empresa se propõe oferecer programas construídos de acordo com os sonhos dos clientes. Trata-se de um serviço de excelência vocacionado para momentos únicos e eventos especiais concebidos “à medida” da imaginação do cliente.


 

2007

 

A DouroAzul ganha o prémio de melhor stand na Bolsa de Turismo de Lisboa.
 

2008

 

O Navio Hotel Algarve Cruiser vem para o Douro onde está presentemente a desenvolver a sua operação, tendo alterado o seu nome para Douro Cruiser. 

 

2009

 

Lançamento do Porto VIP Passport, um passaporte de experiências criado pela DouroAzul, em parceria com outras entidades da Cidade Invicta, que oferece ao seu portador a possibilidade de desfrutar de 8 incríveis experiências na cidade recebendo tratamento VIP em todas elas. A DouroAzul reforça a sua parceria com a Uniworld através de um novo acordo com a duração de 5anos que prevê a vinda ao Douro de cerca de 136 mil turistas norte-americanos, bem como a construção de um novo Navio Hotel.

  

2010

 

Reforçando a aposta num serviço de excelência e elevada inovação tecnológica, a DouroAzul firma acordo com a Navalria para a construção de raiz de um novo Navio Hotel para o Douro: o Douro Spirit. DouroAzul distinguida com o estatuto de PME Excelência pelo IAPMEI e Turismo de Portugal.  

 

 

2011

 

A DouroAzul declara 2011 como o Ano Solidário, associando-se ao Ano Europeu do Voluntariado de 2011. O navio-hotel Douro Spirit, com capacidade para 130 passageiros e distinguindo-se pela inovação tecnológica, é inaugurado e começa a navegar. 

Reforço da frota de autocarros de luxo com a aquisição de quatro novas viaturas elevando para oito a frota de viaturas turísticas da DouroAzul.  

Lançada a marca Mystic Cruises, uma nova aposta para a comercialização de cruzeiros fluviais nos principais rios do Mundo.  

DouroAzul reforça potencial de exportação com contrato firmado com a operadora internacional AmaWaterways. 

 

2012

 

É apresentada a nova frota de 10 novos autocarros turísticos no Porto, os BlueBus City tours.

 

É assinado o contrato de construção com a Navalria para a construção de dois novos navios-hotel:AmaVida e Queen Isabel que serão inaugurados em 2013.

 

É inaugurado o Centro de Acolhimento a Turistas e novos escritórios da DouroAzul, em Miragaia.

A DouroAzul muda o seu posicionamento no mercado, e descontinua a operação dos cruzeiros diários, direccionando a sua acção para os cruzeiros em navio-hotel e de luxo.

 

Aquisição e apresentação pública do Spirit of Chartwell, a barcaça oficial das comemorações do Jubileu da Rainha Isabel II de Inglaterra, que abre caminho para aquilo que são as Luxury Barges a operar no rio Douro.

 

Assinatura do contrato com a Navalria para a construção de mais dois novos navios-hotel que serão inaugurados em 2014. DouroAzul recebe prémio na categoria de Melhor Filme 3D Stereoscopic, no Art&Tur, International Tourism Film Festival. 

 

2013

 

DouroAzul comemora 20 anos de actividade. 

 

DouroAzul abre processo de recrutamento e recebe mais de 14 mil candidaturas. 

 

 

Apresentação pública do projecto Museu Interactivo e Parque Temático World of Dicoveries. . 

 

 

Baptismo de dois novos navios-hotel: Queen Isabel e AmaVida cujas madrinhas foram Andie MacDowell e Sharon Stone;

 

 

São apresentados os novos barcos seightseeing BlueBoats, que passam a operar nos designados Cruzeiros das Pontes. Os barcos de tipologia Rabelo, têm disponível audioguias em 16 línguas diferentes.

 

 

 

2014

 

São baptizadas dois nvoos navios-hotel o Viking Torgil e o Viking Hemming

 

É adquirido o cacilheiro Trafaria Praia, depois da passagem pela Bienal de Veneza, começando a operar no rio Tejo.

 

É inaugurado o World of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático

 

DouroAzul vence o World Travel Awadrs 2014 na categoria de Europe's Leading River Cruise Company

 

A DouroAzul e o Futuro

 

A DouroAzul está a expandir-se e a afirmar-se com uma das principais empresas turísticas, quer a nível Regional quer a nível Nacional, com um leque de serviços bastante alargado, com pensamentos estratégicos para levar a Marca além fronteiras.

 

Querendo aumentar a área de actuação dos seus negócios e para tal internacionalizar a sua Marca e os seus Serviços, realizará a expansão da sua actividade para o mercado brasileiro, mais especificamente para o rio Amazonas, operando em cruzeiros entre Belém e Manaus, com programas de uma semana neste maravilhoso e famoso rio.