
Inaugurado em 2011, o Douro Spirit é um navio inovador, sofisticado e que tem todas as comodidades de um verdadeiro hotel de luxo. Equipado com a mais moderna tecnologia tem capacidade total de 130 pessoas. O DouroSpirit é constituído por 62 cabines duplas e 3 suites distribuídas pelos 80 metros de comprimento. Este elegante navio está equipado com french balconies, piscina, spa, ginásio, restaurante, bar com pista de dança, elevador, sistema de vídeo-on-demand, ligação à internet em todas as cabines e também nos hotspots. Todos os pormenores deste navio foram pensados para maximizar o conforto e o bem-estar a bordo.
O projecto Douro Spirit foi orçamentado com um custo total de 12.019.577,05€, foi apresentado a financiamento e obteve aprovação no ambito do Sistema de Incentivos à Inovação, inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Apoio comunitário ao projecto Douro Spirit
Para a Douro Azul, a segurança dos passageiros é muito importante. A Douro Azul cumpre criteriosamente os requisitos exigidos pelas autoridades competentes.
É de referir, de uma forma sucinta, que todas as embarcações da frota estão equipadas, entre outros equipamentos, com sistemas electrónicos de navegação, diversas bandas de comunicação, coletes de salvação para adulto e criança, balsas, bóias, dispositivos de detecção e extinção de incêndios (fixos e moveis), uma completa farmácia de bordo capaz de dar resposta a situações de primeiros socorros.
Todas as tripulações da Douro Azul estão habilitadas com curso de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, técnicas de sobrevivência e segurança pessoal e responsabilidades sociais.
Periódica e regularmente são realizados exercícios de situação de emergência supervisionados por oficial de segurança de forma a treinar e motivar as tripulações para toda e qualquer situação de emergência.
Anualmente realizam-se simulacros de emergência em que participam várias entidades: Capitania, Bombeiros (sapadores e voluntários), INEM, Protecção Civil entre outras, para que se possa testar em tempo real a intervenção das várias entidades de emergência.
O Porto visto de uma das suas mais características perspectivas: o rio!